The extra in the ordinary

By Catarina Guimarães

Raw creamy mango and chia pudding ~ Mousse cremosa e crua de chia e manga

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(Please scroll down for english version)

Eu gosto de comida que seja saudável o suficiente para servir ao pequeno almoço e doce o suficiente para servir como sobremesa!
Esta é uma receita que dá exactamente para isso. É muitíssimo simples de fazer e muito nutritiva.
As sementes de Chia são muito pequeninas mas têm mais cálcio que o leite de vaca e mais Omega 3 que o salmão. Incham imenso em contacto com os líquidos por isso contribuem para a sensação de saciedade e para a perda de peso. Têm fibras que ajudam a controlar a diabetes e também protegem as mucosas do estômago. Para além disso, ainda têm antioxidantes que contrariam o envelhecimento celular.
Podem ser consumidas cruas e não precisam de ser limpas ou demolhadas previamente.
Esta receita dá para 2 pessoas.

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Ingredientes
(se possível biológicos)
4 colheres de sopa com sementes de chia
1 cup/chávena (250 ml) de leite vegetal (com água de côco também fica delicioso!)
1 manga madura

Instruções:
Juntar a manga e o leite num processador de comida ou liquidificafora e triturar até a manga ficar dissolvida. Juntar a chia e misturar bem. Pôr num frasco de vidro com tampa e deixar no frigorífico algumas horas (eu costumo deixar durante noite). A mousse vai inchar e ficar mais gelatinosa porque a chia absorve líquidos. Podem comer só assim ou juntar mais fruta fresca ou a vossa Granola caseira favorita, por exemplo. Comer no mesmo dia, de preferência ou guardar no frigorífico durante 48 horas.
Desfrutem!

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English:

I like food that is healthy enough to eat for breakfast and sweet enough to eat for dessert! This recipe is exactly like that. It’s super easy to make and very nutritious.
Chia seeds are really tiny but they have more calcium than regular milk and more omega 3 than salmon. They swell a lot when in contact with liquids and this gives us the feeling of being full faster. That’s why eating chia seeds helps us lose weight. Apart from that, they have lots of fiber that improve diabetes and protect the stomach as well as antioxidants that prevent premature cell aging. Chia seeds can be eaten raw and you don’t need to wash or soak them before.
This recipe serves 2 people.

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Ingredients:
(organic if possible)
4 tablespoons with chia seeds
1 cup (250ml) non-dairy milk (coconut water also works really well!)
1 ripe mango

Directions:
Place the mango and milk in a blender or food processor and blend just until the mango is dissolved. Add the chia and mix very well. Put the pudding in a glass jarr and close the lid. Leave it in the fridge for some hours or overnight. The pudding will get smoother and bigger because the chia seeds absorb liquid.
The next morning it’s ready to serve and you should eat it in the next 48 hours. You can eat it just like that or you can add fresh fruits or your favorite homemade Granola, for example. Enjoy!

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