The extra in the ordinary

By Catarina Guimarães

10 reasons to eat and love bananas! ~ 10 razões para comer e adorar bananas!

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(Please scroll down for english version)

Chegou a altura de termos aquela conversa! Hoje vamos falar de bananas!
Praticamente todos os dias encontro alguém que me diz que as bananas fazem prisão de ventre, provocam diabetes, engordam, sabem mal, etc, etc.
Acreditem ou não, eu fui assim durante grande parte da minha vida e passei mais de 20 anos sem comer uma única banana! Estava sempre a dizer “eu não gosto nada de bananas” mas a verdade é que só as comi quando era bebé e já nem me lembrava do sabor. Mas, como a maioria, tinha a cabeça cheia de crenças erradas a seu respeito. Há uns anos comecei a ser bombardeada com informação sobre este fruto fabuloso e nem queria acreditar no que lia. Para onde quer que eu olhasse lá vinha mais qualquer coisa muitíssimo positiva sobre bananas. Afinal as bananas eram maravilhosas para a saúde de qualquer pessoa e eu achava que era preciso participar nas olimpíadas para poder comer bananas sem culpa! Mas continuava a haver aquele problema do sabor: “ai, são tão doces… Não gosto nada”. Soa familiar? Pois é. ;) Até que um dia decidi que ia pôr um ponto final nesta história: ia provar uma banana e ia gostar. E assim foi! Verdade, verdadinha!
Desde essa altura que como bananas diariamente e ADORO!
Aprendi que temos que comer as bananas (e todos as frutas) só quando estão bem maduras, com pintas escuras na casca. Mas a maior parte das pessoas continua a comê-las demasiado verdes e por isso é que ficam com graves problemas de digestão. Para além disso, as propriedades nutricionais das frutas são muito maiores quando estão bem madurinhas. Acho que nunca ninguém viu um animal selvagem a comer fruta verde. ;) Nós é que fomos perdendo a nossa capacidade de avaliar o amadurecimento dos alimentos (com tanta comida de plástico que nunca se estraga, nem é de estranhar!)
Mas vamos lá então às 10 razões para comer e adorar bananas.
Há muitas mais, mas estas são as minhas preferidas!
Estão preparados?

1- Deixam-nos mais felizes!
Têm altos níveis de triptofano que é fundamental para o nosso cérebro produzir serotonina, o neurotransmissor cerebral da felicidade. :) Para além disso facilitam a recuperação de depressões, ajudam a relaxar o nosso sistema nervoso e a recuperar de situações stressantes. Quando estamos stressados, ficamos com pouco potássio que é um dos grandes responsáveis por normalizar o batimento cardíaco e enviar oxigénio ao cérebro, entre outras coisas. O potássio existente nas bananas ajuda-nos a equilibrar o organismo.

2- Dão muita energia!
Comer 2 bananas dá-nos imediatamente energia suficiente para fazer exercício físico durante 1h30. E são hidratos de carbono dos bons! Muito melhor do que comer aquelas barrinhas de cereais cheias de xaropes e químicos bizarros. ;)

3- Ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue e até previnem a diabetes tipo 2!
As bananas têm 3 tipos de açúcares naturais (sucrose, fructose e glucose) que demoram a ser processados pelo nosso organismo e não provocam picos de açúcar no sangue. Para além disso são ricas em vitamina B6 que também ajuda a prevenir a diabetes tipo 2.

4- Meninas!!! As bananas aliviam os sintomas de TPM!
Mais uma vez graças à quantidade de vitamina B6 que influencia a nossa disposição.

5- São óptimas para o estômago e intestinos! Acreditam que aliviam úlceras, azia e refluxo?
As bananas são como um anti-ácido natural e forram as paredes do estômago, neutralizando a acidez. Para além disso acalmam o aparelho digestivo e têm pectina que é fundamental para uma boa digestão. São ricas em fibra e funcionam como prebioticos, promovendo o bom funcionamento dos intestinos e permitindo o crescimento da flora intestinal que é essencial para o sistema imunitário e saúde em geral.

6- Ajudam a perder peso! E esta, hein!?
Como equilibram os níveis de açúcar no sangue, ajudam a controlar o apetite. Quando não comemos bananas temos mais vontade de comer petiscos ricos em gordura. Para além disso, fazem funcionar os nossos intestinos e isso também ajuda a eliminar quilinhos a mais. Sem falar que as vitaminas do grupo B ajudam-nos a relaxar e assim tomamos decisões mais ponderadas e mais saudáveis. Adeus gulodice desenfreada!

7- Tornam-nos mais inteligentes!
O potássio é fundamental para o cérebro funcionar bem e as bananas ajudam-nos a aprender mais e melhor.

8- Previnem anemias!
Ricas em ferro, ajudam a produzir hemoglobina.

9- Ajudam os nossos ossinhos!
Têm alto teor de cálcio e ajudam o nosso organismo a absorver melhor esse mesmo cálcio. São óptimas para prevenir a osteoporose.

10- São amigas do coração!
Como têm muito potássio e pouco sal, ajudam a baixar a tensão arterial e ainda nos protegem contra ataques cardíacos.

Impressionante, não?
Deixem entrar este belo fruto na vossa vida!
E agora, vai um batido delicioso de banana? ;)

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English:
It’s time for us to have that talk!
Today we’re going to talk about bananas!
Everyday I meet someone who tells me that bananas make you fat, bloated, taste terribly or even give you diabetes.
Believe it or not, I used to be just like that for most of my life and I didn’t eat a single banana for over 20 years.
I used to say “I really don’t like bananas” all the time but the truth was that I didn’t even remember what they tasted like because I only ate bananas when I was a baby.
Like most people, my head was full of wrong beliefs about this fruit. A few years ago I started being bombarded with information about this fabulous fruit and I couldn’t believe my eyes! Everywhere I looked I learned something extremely positive about bananas.
Apparently they were great for everyone and not just olympic athletes, like I had been told before!
But there was still one huge problem: “oh, I hate how bananas taste… they’re too sweet”. Sounds familiar? I know, right? ;)
So one day I decided that I was going to eat a banana and I was going to love it! And so I did! True story!
Since then I have been eating bananas on a daily basis and I really LOVE it!
I’ve come to learn that we must eat bananas (and every fruit) when they’re ripe with dark spots on the skin. Unfortunately, a lot of people eat unripe bananas and that’s why they end up with lots of digestive issues. Besides, nutritionally speaking, fruit is way richer when fully ripe. I believe no one has ever seen wild animals eating unripe fruit. ;) We, on the other hand, have lost the hability to know when our fruit is ready to be eaten (it’s understandable considering that so much junk food never goes bad).
But enough with my story and lets go straight to the 10 reasons to eat and love bananas!
There are lots more reasons but these are my favorites. :)
Are you ready?

1 – They make us happy!
Bananas have high amounts of tryptophan which is fundamental for our brain to produce serotonin, the neurotransmitters responsible for happiness :)
Also, bananas help us overcome depression, they help relax the nervous system and aid in recovering from stressful situations. When we’re super stressed out we lose a lot of potassium and we need it to balance our heartbeat and send oxygen to our brain. Bananas have tons of potassium for that!

2- They give plenty of energy!
Eating 2 bananas gives you immediate energy that lasts for about one hour and a half of exercise. These are good carbs! So much better than eating those cereal bars filled with syrups and bizarre chemicals.

3- They are awesome to stabilize blood sugar levels and even protect us from type II diabetes!
Bananas have 3 types of natural sugars (sucrose, fructose and glucose) that take longer for our body to process so you won’t get blood sugar highs. They are very rich in vitamin B6 that protect us from type II diabetes.

4- Ladies!! Bananas relieve PMS symptons!
Again due to the high amounts of vitamin B6 that affect our mood.

5- Bananas do wonders for the stomach and bowels. Can you believe they alleviate ulcers, heartburn and acid reflux?
They are a natural antacid and provide coating for your stomach, neutralizing acidity. Other than that, this fruit is rich in pectin which is key for healthy digestion. They also have a ton of fibre and work as prebiotics that keep our bowels working properly, allowing the healthy growth of probiotics that are essential for a good immune system and overall health.

6- Bananas help you lose weight! How about that?!
Because they stabilize blood sugar levels it’s easier for us to control the appetite and when we don’t eat bananas we crave more fatty foods. Besides, they keep our bowels healthy and that always helps keeping away those extra pounds. And don’t forget that B-group
vitamins relax our nervous system and we always make better and healthier choices when we’re not stressing out. Bye bye binging!

7- We get smarter!
Potassium is fundamental for healthy brains and bananas are filled with it. It makes us learn more and faster.

8- Anemia no more!
Our body needs iron to produce hemoglobin and bananas provide it in big amounts.

9- Bananas help out our bones!
Besides having high amounts of calcium bananas actually help our bodies absorb it better. They are amazing for preventing osteoporosis.

10- They are good friends of our heart!
Because they’re rich in potassium but have so little salt, bananas help lower blood pressure and protect us from heart attacks.

Impressive, right? It’s time you embrace bananas and let them into your life! How about trying a sweet and simple banana green smoothie? ;)

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One thought on “10 reasons to eat and love bananas! ~ 10 razões para comer e adorar bananas!

  1. Bananas! :D Eu sempre adorei bananas, mas sou sincera… bananas demasiado maduras, a espapaçarem-se, não! Mas gosto de as comer logo assim que começam a surgir as pintinhas (até porque como as bananas mais maduras costumam ser mais baratas, é quase sempre dessas que compro).
    Sofro de prisão de ventre (apesar das doses industriais de fibra e água que consumo diariamente) e nunca notei nenhuma relação entre a prisão de ventre e comer bananas (talvez por comer muitas fibras de outros alimentos). Noto sim uma relação com o stress…
    Gosto especialmente de bananas de manhã, num batido de banana, morangos, linhaça e canela (mnham!) ou então ao fim da tarde, antes de ir para o ginásio (muito melhores que aquelas barrinhas de cereais manhosas).
    As bananas são nossas amigas ^^

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