The extra in the ordinary

By Catarina Guimarães

5 things I Love! ~ 5 coisas que Adoro!

Leave a comment

20140805-211436.jpg
(PLEASE SCROLL DOWN FOR ENGLISH VERSION)

“A Gratidão faz com que o que temos seja suficiente, ou mais. Transforma a negação em aceitação, o caos em ordem, a confusão em claridade…dá sentido ao passado, traz paz ao dia de hoje e cria uma visão para o amanhã.” Melody Beattie

Quando escrevi este post pensei que poucas pessoas se iriam interessar pelo assunto mas tive um retorno tão grande e tão positivo que resolvi voltar a partilhar estas minhas listas de “amor e gratidão” com vocês. Talvez faça uma lista todos os meses…não sei…o que acham? Digam-me! ;)

1 ~ Flores do meu bairro... Costumo passear com a minha cadela pelo meu bairro praticamente todos os dias. Como tenho a tendência de andar com a cabeça na lua a ruminar ideias, tento cultivar hábitos que me puxem para ganhar consciência do presente.

Para me manter no aqui e agora costumo concentrar-me na minha respiração, nos pés a tocar no chão a cada passo que dou ou repito mantras e afirmações. Ultimamente tenho-me focado nas flores que encontro pelo caminho e fico surpreendida com a abundância e beleza que encontro a cada esquina. Cada vez que descubro uma, logo aparecem muitas mais onde antes parecia não existir nada. Estão em todo o lado!

A minha atenção levou-me até lá: flores de todas as cores, em árvores, arbustos ou rentes ao chão, algumas silvestres outras plantadas por alguém. Parece que se multiplicam sem se preocuparem com os limites de cimento impostos pela arquitectura. E eu que nunca tinha reparado nelas!
De certo que me perdoaram a falta de atenção porque continuam a brindar-me com cores, geometrias e perfumes sem igual. E de repente, as ruas do costume transformam-se num jardim completamente novo e eu transformo-me em viajante em pleno Safari fotográfico.

A minha atenção ampliou tudo isto e mais uma vez lembrei-me que aquilo onde nos focamos pode sempre ser alterado, mudando também a nossa perspectiva. Descobri assim que vivo num lugar bem mais bonito do que se poderia pensar. Isto sou eu a partilhar um pouco da beleza do meu habitat. ;)

20140805-003215.jpg

2 ~ Filmes maravilhosos como este e os talentos capazes de os criar:

20140805-211502.jpg

3 ~ Todas as linhas que o Jack Kerouac alguma vez escreveu. Este homem parece que tem um uma ligação directa à minha alma:

“Feche seus olhos, deixe suas mãos e terminações nervosas relaxarem, pare de respirar por 3 segundos, escute o silêncio que está por trás da ilusão do mundo, e você se lembrará da lição que esqueceu, e que foi ensinada na imensa e suave nuvem da Via Láctea inumeráveis mundos atrás e nunca mais depois disso. Tudo e uma só coisa desperta. Eu a chamo de Eternidade Dourada. É perfeito.
Nós nunca realmente nascemos, nós nunca iremos realmente morrer. Isso não tem nada a ver com a ideia imaginária de um “eu” pessoal, outros “eus”, muitos “eus” em todos os lugares: “Eu” é apenas uma ideia, uma ideia de mortais, que ocorre a todas as coisas que são uma coisa. É um sonho que já acabou. Não há nada a temer e nada a agradecer.”

Selected Letters 1957-1969, The Portable Jack Kerouac

20140805-211220.jpg

4 ~ Pessoas que se dedicam a produzir artesanalmente produtos cosméticos maravilhosos, biológicos, sem produtos animais, sem químicos nocivos e sem serem testados em animais!

É o caso da portuguesa Sofia Vieira e da sua Cosmética Biológica Vegana. Este é um dos meus shampoos favoritos! Já experimentei centenas de champôs durante a minha vida e até já passei vários anos sem usar qualquer um. Este é de longe um dos mais saudáveis e práticos! Dura cerca de 2 meses e não estraga o meu couro cabeludo, não seca o meu cabelo e não o torna oleoso. É uma verdadeira benção! E tem um cheirinho maravilhoso. A Sofia tem muitos mais produtos como este. Façam-lhe uma visita e digam-lhe que vão da minha parte. ;)

20150313-234936.jpg

5 ~ Esta música transporta-me a sítios longínquos e esquecidos. Fecha os olhos e ouve esta música. Onde é que te leva?

20140805-213344.jpg
ENGLISH:

“Gratitude turns what we have into enough, and more. It turns denial into acceptance, chaos into order, confusion into clarity…it makes sense of our past, brings peace for today, and creates a vision for tomorrow. Melody Beattie

When I first wrote this post I didn’t really think a lot of people would be interested in reading it, but I had such a big and positive feedback that I decided to share more of my “Love and gratitude” lists. Maybe I’ll do a monthly list…I don’t know…what do you think? Let me know! ;)

1 ~ Flowers from my neighbourhood... Most days I walk with my dog around my neighbourhood. As I have a big tendency to lose my head on the clouds, I practice different habits of awareness like concentrating on my breath, on feeling my feet touch the ground or even repeating mantras or afirmattions. Lately, to keep myself in the here and now, I’ve been focusing on the flowers I encounter on my way and I’ve been so suprised with the beauty and abundance I find at every corner. Everytime I spot one, there comes another and another. And it seemed there was nothing there before. They are everywhere now!

My focus took me to it: flowers in every color, in trees, in bushes, in the middle of the ground, some wild, others planted by someone. It seems they have multiplied without any concerns about the limits architecture imposes on nature. And I had never noticed them!

I’m sure my lack of attention has been forgiven as they keep offering me unique colors, shapes and scents. And all of a sudden the usual streets have morfed into a completely new garden and I find myself turned into a traveller- photo Safari style.
My attention amplified all this and once again I’m reminded that what we focus on can be changed and it ends up changing our perspective as well. And so I have discovered that I live in a much prettier place than one could think. This is me sharing a little bit of my habitat’s new found beauty with you. ;)

20140805-212851.jpg

2 ~ Wonderful films like this one and the talents capable of creating them:

20140805-213310.jpg

3 ~ Every sentence Jack Kerouac has ever written! This man seems to have a direct channel to my soul:

“Close your eyes, let your hands and nerve-ends drop, stop breathing for 3 seconds, listen to the silence inside the illusion of the world, and you will remember the lesson you forgot, which was taught in immense milky way soft cloud innumerable worlds long ago and not even at all.
It is all one vast awakened thing. I call it the golden eternity. It is perfect.
We were never really born, we will never really die. It has nothing to do with the imaginary idea of a personal self, other selves, many selves everywhere: Self is only an idea, a mortal idea. That which passes into everything is one thing.
It’s a dream already ended. There’s nothing to be afraid of and nothing to be glad about.”

Selected Letters 1957-1969, The Portable Jack Kerouac

20140805-211237.jpg

4 ~ People that dedicate their time creating handmade organic cosmetic products without animal ingredients, harmful chemicals or animal testing!

Such is the case of portuguese Sofia Vieira and her Cosmética Biológica Vegana. This is one of my favorite shampoos ever! I’ve tried hundreds of different shampoos throughout my life and I even went through a couple of years without using any. This is by far one of the healthiest and practical for me. It lasts about 2 months and it doesn’t hurt my scalp, it doesn’t dry my hair and it also doesn’t make it oily. It’s a true blessing! And the scent is wonderful. Sofia has a lot more products like this that you can check out. Pay her a visit and let her know I sent you. ;)

20150313-234936.jpg

5 ~ This song takes me to far away long forgotten places. Close your eyes and listen to it. Where does it take you?

20140805-211157.jpg

Leave a Reply

