The extra in the ordinary

By Catarina Guimarães

Tropical overnight oats ~ Aveia nocturna Tropical

Leave a comment

20140910-230642.jpg
(Please scroll down for english version)

Andava eu tão contente porque tinha ouvido dizer que Setembro ia ser o mês mais quente do verão português! E agora, pumba! Chuva, frio e trovoada durante a semana toda?!? Só podem estar a brincar! Eu não estou pronta para isto!! Não pode ser!
Ai, este tempo horroroso aumenta e muito a minha habilidade para sonhar acordada…

Conseguem adivinhar com o quê, não conseguem?
Acho que já vos falei da minha obsessão, não já? Ora, deixa cá ver… exactamente, está aqui!
Pois é, eu tenho uma “pequena” obsessão pelo Hawaii que tem tendência a pior com o frio. Porquê a obsessão? Não sei bem… é um daqueles mistérios. Uma amiga minha diz que deve ser por causa de alguma vida passada e outra amiga acredita que tem tudo a ver mas é com o futuro! Seja porque for, entre passados e futuros, a verdade é que adoro tudo o que tenha a ver com aquelas ilhas e deliro com ananás, côco, mangas, abacate…. ui, lá estou eu outra vez!

Quem sabe? Talvez um dia estarei a escrever este blog desde Maui ou Oahu! ;)
Tenho que me dedicar a manifestar isso! Se tiverem alguma dica, por favor partilhem aqui com a amiga. ;)
Até lá vou tentando reproduzir o saborzinho a Hawaii em receitas como esta.

Adoro fazer frascos com “aveia nocturna” porque dá para levar comigo de manhãzinha e vou comendo no caminho. É óptimo para aquelas manhãs sem tempo para nada!

Por isso, meus amores, desfrutem desta delícia, como se estivessem a relaxar deitadinhos numa rede debaixo de frondosas palmeiras, antes de uma bela sessão de surf ou antes de trepar por um vulcão acima ou simplesmente a admirar o nascer do sol em Lanikai ou… ou… ai, meu Deus, não consigo parar!

20140910-215145.jpg
Ingredientes:
(Biológicos, se possível)
1/2 cup/chávena de flocos de aveia integral (crus e sem glúten)
1/2 cup/chávena de leite vegetal (sem adoçantes adicionados)
1 pêssego (dá para substituir por manga)
1 fatia de ananás fresco
2 colheres de sopa de côco ralado (sem açúcar adicionado)
1 colher de sementes de cânhamo descascadas

Instruções:
Na noite anterior, juntar num frasco de vidro com tampa o leite e o côco ralado. Abanar muito bem para ficar misturado e depois adicionar a aveia. Voltar a abanar.
Cortar o pêssego (eu como com casca) e o ananás em pedaços pequenos. Juntem o pêssego e depois o ananás ao frasco. (A quantidade da fruta pode depender do tamanho do frasco que usarem. Se o frasco for grande podem pôr mais fruta até cima.)
Por fim, adicionem as sementes de cânhamo, fechem bem a tampa e abanem o frasco pela última vez.
Depois é só deixar no frigorífico durante a noite e comer de manhã com uma colher, misturando as várias camadas aos poucos e poucos.

20140912-123414.jpg

20140910-215207.jpg
English:

I was so happy and really looking forward to september because I had heard it was going to be the best month of summer here in Portugal! But now, boom! Rain, cold and thunderstorms all week long?!? Are you kidding me? I’m so not ready for this! This can’t be happening!
Ohhh, this dreadful weather enhances my daydreaming abilities…

You know what I daydream about, right? Can’t you guess? I’m pretty sure I’ve told you about my obsession, haven’t I? Well, let me see… exactly, here it is!

Yes, I have a “little” obsession with Hawaii and it gets a lot worst when the cold weather arrives.
Why the obsession? I really don’t know… it’s one of those mysteries. One of my friends believes it’s due to some past life of mine and other friend is convinced it’s all about my future. For whatever reason, between past and future, the truth is I love everything about those islands and I can’t resist pineapples, mangos, coconuts, avocados… oh man, here I go again…

Who knows? Maybe one day I’ll be writing on this blog all the way from Maui or Oahu! ;)
I really need to dedicate myself to manifest this! If you have any tips on that please share and help your good friend over here. ;)
Until then I’ll just keep trying to replicate the taste of Hawaii in recipes like this one.

I love making overnight oats in glass jars because I can take breakfast with me on the go – it’s great for those mornings when I have to rush to get out the door fast.

So, my loves, enjoy this yumminess, as if you were relaxing in a hammock under the palmtrees before a surf session or before hiking a volcano trail or just admiring the sunrise at Haleiwa or… or… oh my god, I can’t stop!

20140910-215225.jpg
Ingredients:
(Organic, if possible)
1/2 cup of raw and gluten free whole grain oats
1/2 cup of plantbased milk (without added sweetners)
1 peach (can be replaced by mango)
1 slice of fresh pineapple
2 tablespoons of shredded coconut (without added sugar)
1 tablespoon of hemp hearts

Directions:
The previous night, get a glass jar with a lid. Put the milk and the coconut in the jar and stir it until everything blends together. Then add the oats and stir the jar again. Chop the peach (I eat the skin) and the pineapple into small pieces. Add the peach and then the pineapple to the jar. The amount of fruit really depends on the size of jar you have. If it’s bigger you can add more fruit all the way to the top.
Finally, add the hemp hearts, close the lid and give the jar another stir. Place it in the fridge overnight and eat it the next morning, using a spoon and mixing all layers as you go along.

20140910-215104.jpg

Leave a Reply

