The extra in the ordinary

By Catarina Guimarães

Butternut squash Autumn granola + A prayer ~ Granola de Outono com abóbora + Uma prece

Leave a comment

20141006-213719.jpg
(Please scroll down for english version)

Hoje trago-vos uma receita para abraçar o Outono e algumas palavras da Seane Corn que me são muito queridas. Ouço-as na minha cabeça muitas e muitas vezes e sinto que me ajuda a começar cada novo dia, especialmente quando não sei bem o que vou fazer com esse novo dia. Ajuda-me a definir uma intenção para estar em harmonia comigo própria e com o resto do cosmos. Incluindo vocês. ;)
Leiam e repitam sempre que necessário, se sentirem que estas palavras também ressoam no vosso coração.

“…Dou graças pelo ar que respiro, pelo meu corpo, tão capaz e forte e por toda a vida que sustém, alimenta e nutre. Que eu consiga permanecer presente no meu corpo e na minha mente e continue a crescer, a aprender e a expandir a minha consciência para que conheça o meu Eu maior. Que eu me comprometa a reconhecer a minha reactividade e a respirar mais fundo e de modo mais completo em tempos de conflito. Que eu consiga manter-me ancorada para que as escolhas que faço sejam influenciadas pela minha atenção consciente e compaixão. Que eu consiga ver para lá da razão, curar para lá da crença, amar para lá das barreiras. Que eu consiga entregar-me a este trabalho profundo, empenhar-me na beleza da minha alma que desperta e celebrar a união da respiração que nos vincula a todos – tu, eu, este planeta e o espírito como um.”

20141006-213116.jpg
E agora a receita… A abóbora é o meu símbolo para esta estação e como muitas vezes. Até a minha cachorrinha gosta de comer abóbora crua com a ração vegana!
Esta granola é fabulosa, muito saudável, sem óleos e sem frutos secos. Podem variar e usar os flocos integrais que preferirem – de quinoa, trigo sarraceno, arroz, etc.
Para a próxima vez vou fazer o dobro da receita porque esta quantidade não durou tempo nenhum!

20141006-213053.jpg
Ingredientes:
(Se possível, biológicos)
1 cup/chávena com abóbora crua
1 cup/chávena com flocos de aveia integral (crus e sem glúten)
1/4 cup/chávena com sementes de abóbora
1/4 cup/chávena com sultanas
3 colheres de sopa com xarope de ácer
2 colheres de sopa com canela
1 colher de chá com noz moscada

20141006-213349.jpg
Instruções:
~ demolhar as sementes de abóbora durante a noite (cerca de 8 horas). Não ignorem este passo porque é muito importante para a saúde. Para mais informação, leiam isto.

~ num processador de comida triturar a abóbora, especiarias e xarope de ácer até ficar uma pasta cremosa.

~ pôr essa pasta numa taça grande e juntar os flocos, as sementes e as sultanas. Misturar muito bem com uma colher.

~ eu usei um forno:
Basta espalhar a Granola num tabuleiro com papel vegetal e colocar no forno a 200*C durante cerca de 20 minutos. Convém irem dando um olhinho e mexer com um garfo de vez em quando. Deixar arrefecer dentro do forno desligado.
Também podem usar um desidratador a 46*C durante 10 horas ou mais (até ficar bem sequinho).

~ quando arrefecer totalmente, guardar num recipiente de vidro com tampa

20141006-213134.jpg
English:

Today I bring you a recipe to embrace Autumn and a few words from Seane Corn that are very dear to me. I hear this in my mind many many times and I find this helps me when I start a new day, specially when I’m not sure about what I’m going to do with that new day. It helps me set an intention to live in harmony with myself and the whole cosmos. You included ;)
Read it and repeat it as needed, if you feel that it resonates with your heart.

“…I give thanks for the air that I breathe, for my body, so capable and strong, and to all of life that sustains, nourishes and nurtures. May I remain present in my body and mind and continue to grow, learn and expand my consciousness so as to know my highest Self. May I commit to observing my reactivity and breathe more fully and completely in times of conflict. May I stay grounded so that the choices I make are influenced by my mindfulness and compassion. May I see beyond reason, heal beyond belief, love beyond barriers. May I surrender to this deep work, commit to the beauty of my awakening soul and celebrate the bond of breath that binds all of us– you, me, this planet and spirit as one.”

20141006-213158.jpg
And now the recipe…
Butternut squash and pumpkin are my symbol for this season and I eat it quite often. Even my dog loves raw pumpkin with her vegan kibble!
This granola is amazing, very healthy, oil free and nut free. You can change it a bit and use your favorite whole flakes – quinoa, buckwheat, rice and so on.
Next time I’m going to double the recipe because this batch didn’t last long!

20141006-213256.jpg
Ingredients:
(Organic if possible)
1 cup with raw butternut squash or pumpkin
1 cup with raw and gluten free whole grain oats
1/4 cup with pumpkin seeds
1/4 cup with sultanas
3 tablespoons with maple syrup
2 tablespoons with cinnamon
1 teaspoon with nutmeg

20141006-213419.jpg

Directions:
~ soak the pumpkin seeds overnight (about 8 hours). Don’t ignore this step because it’s very important for your health. For more info on soaking, read this.

~ use a food processor to blend the pumpkin with the spices and maple syrup. Blend until you get a smooth paste.

~ put this paste in a bowl and use a spoon to mix it with the oats, seeds and sultanas.

~ I used an oven for this:
Just spread the Granola in a tray covered with parchment paper and put it in the oven at 200*C for about 20 minutes (make sure to keep an eye on it and toss it around with a fork every once in a while). I left the tray inside the oven after I turned it off.
You can also use a dehydrator:
46*C for about 10 hours or more (until it’s completely dry)

~ after it cools down, store it in a glass container with a lid.

20141006-213608.jpg

Leave a Reply

