The extra in the ordinary

By Catarina Guimarães

5 things I Love! ~ 5 coisas que Adoro!

6 Comments

20150325-224202.jpg
(PLEASE SCROLL DOWN FOR ENGLISH VERSION)

Nem acredito que já passaram tantos meses desde a última vez que escrevi um post destes! Andei tão concentrada nas receitas que me fui esquecendo disto, mas nunca é tarde demais para retomar esta prática pública de difundir a gratidão e reconhecer o que adoro no meu mundo. Não há atitude melhor para começar ou acabar o dia, principalmente se o dia for mau.
Nesses dias, nos que custam mais, é quando a gratidão faz ainda maior diferença
.
Vamos a isto! E temos que repetir em breve!

“Reconhecer o bom que já existe na tua vida é a fundação para toda a abundância.”
Eckhart Tolle

20150325-224038.jpg

1 ~ Fotografias a contraluz.
Quem me segue no Instagram já deve ter reparado que tenho uma ligeira obsessão com fotografias em contraluz. É a melhor representação de como eu vejo e sinto o sol, como uma bomba de fogo, de energia, que me contagia, me toca e me torna parte dele.

Ver o sol em todo o seu poder traz-me à lembrança aquilo que as nossas células já sabem ~ somos todos feitos do mesmo, somos todos lava do mesmo vulcão e partilhamos esta luz que, por muito que a tentemos negar, não nos abandona.
Nada traduz tão bem o que sinto como isto:

“Somos todos Espírito individualizado e mantemos a mesma relação com a Mente Universal como a relação que o raio de sol mantém com o sol.”
Dr. Venice J. Bloodworth ~ Key to yourself

20150325-172826.jpg

2 ~ Cuidar bem da minha pele.
No que toca a lavar o corpo, prefiro usar sabonetes do que gel de banho ou loções porque duram muito mais tempo e normalmente não vêm dentro de embalagens de plástico, o que torna esta opção mais económica e mais amiga do ambiente.

Mas nem todos os sabonetes são iguais, pois não? Alguns estão repletos de químicos muitíssimo prejudiciais para a nossa pele que é mesmo o nosso maior órgão.
E eu tenho um lema que não esqueço nunca: se não te imaginas a comer isso então porque usá-lo na tua pele?

É uma das razões que me leva a gostar tanto dos sabonetes da Saponina, um pequeno projecto português com produtos artesanais feitos com ingredientes de alta qualidade como azeite virgem, manteigas vegetais, óleos essenciais, ervas aromáticas e flores. E o melhor é que têm opções veganas.

Tenho andado a usar este lindo sabonete que podem ver na foto e posso dizer que fiquei fã. Sabem quando pegamos num produto e conseguimos sentir o amor, carinho e atenção que foi empregue na sua criação? É tão especial mas nada habitual, não concordam?

Este sabonete tem um aroma delicioso e suave a erva príncipe e perpétuas roxas que contribuem para uns momentos muito relaxantes no chuveiro e deixa-me com a pele calma e macia sem ficar gordurosa.
Esta beleza veio com uns discos perfumados e muito amorosos que eu pus dentro das gavetas e agora tenho a roupa interior a cheirar a primavera. Uma delícia!

20150325-223104.jpg

3 ~ Cristais e pedras semi-preciosas.
Sempre tive uma certa atracção por alguns cristais e pedras mas achava que era só por serem esteticamente agradáveis. Mas agora que ando a aprender sobre a frequência energética que cada um deles contém, assim como os campos magnéticos que emitem, fico pasmada como as minhas predilecções fazem, afinal, tanto sentido. O que eu considerava ser uma orientação superficial, consegue ser muito mais inteligente do que eu imaginava.

Agora, sempre que não tenho qualquer informação sobre determinada pedra ou cristal, escolho aquele que me atrair mais, ou como eu costumo dizer, aquele que “falar comigo”.

Um dos meus cristais preferidos é ametista. O anel tenho-o há tantos anos que nem me lembro de não o ter. A ametista é perfeita para meditar e fortalecer a nossa ligação ao mundo espiritual porque consegue acalmar a mente e ajuda a relaxar. É muito usada para protecção energética, para tranquilizar os estados emocionais e também para ajudar a curar o corpo ~ aparentemente consegue melhorar a qualidade do sono, limpar o organismo de substâncias nocivas como os aerossóis, contribui para uma melhor circulação sanguínea e é um bom aliado de quem luta contra algum vício, entre muitas outras coisas. Este cristal costuma ser associado às energias dos chakras 6 e 7, mas por vezes também surge referenciado como um bom cristal para trabalhar o chakra 4.

20150325-173715.jpg

4 ~ Piñatas!
Lembram-se do filme Clube de combate? Vá lá, claro que se lembram! O Brad Pitt… De tronco nu… A lutar… Avivaram a memória? ;)
Pois bem, eu sou de opinião que deveria existir um clube da piñata tal e qual como esse. De vez em quando juntávamo-nos todos para despedaçar uma bela piñata! Estou convencida que o mundo seria muito melhor se tivéssemos algo assim, muito mais recheado de paz e amor.

Estão a ver aquele stress que se entranha debaixo da pele e não desaparece nem por nada? Nem com meditação, nem yôga, nem surf ou o que quer que pratiquem para relaxar. Nada! Esse tipo de stress! Uma piñata resolvia o assunto. Não acham? Estão a seguir o meu raciocínio? Mas temos que alterar as regras do clube: a primeira regra do clube da piñata é que temos que falar sempre sobre o clube da piñata.

Para o nosso primeiro encontro já me estou a imaginar a destruir uma peça de fruta gigante mas o limite é mesmo só a nossa imaginação. Uma das minhas antigas colegas de Macau anda a mudar o mundo para melhor, uma piñata de cada vez e agora podem ver o trabalho fabuloso dela aqui.

20150325-224943.jpg
(Fotos das Piñatas por Piñata Colada)

5 ~ Esta música.
Há alguns anos atrás vi-me envolvida num grave e complicado problema que durou pouco (pouco?!) mais de um ano e sempre que eu me focava em manifestar a resolução que desejava para esse problema, esta música começava a tocar, independentemente de onde eu estivesse. Todas as vezes! Todas as vezes que conseguia manifestá-lo e sentir com todo o meu corpo o sopro de alegria e alívio, como se já tivesse recebido as boas notícias, a música aparecia do nada. Tornou-se num sinal que me reconfortava com a noção de que tudo iria terminar bem e que o desfecho que eu imaginava se iria concretizar. E deste então, adoro esta música! Para mim, continua a ser um lembrete de que o raio da magia existe mesmo! Que o universo, para além de me escutar continuamente, está mesmo do meu lado! Obrigada, obrigada, obrigada!

20150325-224116.jpg
ENGLISH:

I can’t believe it’s been so many months since the last time I wrote a post like this! I’ve been so focused on the recipes, I completely forgot about it. But it’s never too late to return to my public practice of showing gratitude and acknowledging what I love in my world. There’s no better attitude to start or end a day, specially a bad day. On those really bad ones, that’s when being grateful makes the biggest difference.
Let’s do it now and let’s do it often!

“Acknowledging the good that you already have in your life is the foundation for all abundance.”
Eckhart Tolle

20150325-224038.jpg

1 ~ Backlight photos.
If you follow me on instagram, you’ve probably noticed that I have a slight obsession for backlight photographs.
It is the best representation of how I see and feel the sun, as a bomb made of fire, of energy, that spreads into me, touches me and takes me as a part of itself.

Seeing the sun in all its power reminds me of something our cells already now ~ we are all made from the same stuff, we are all lava from the same volcano, sharing this light that doesn’t give up on us, no matter how much we deny it. Nothing translates this feeling as well as this:

“We are all individualized Spirit and bear the same relation with the Universal Mind as the sunbeam does to the sun”.
Dr. Venice J. Bloodworth ~ Key to yourself

20150325-172558.jpg

2 ~ Taking good care of my skin.
When it comes to washing my body, I would rather use soaps than liquid gels or lotions because soaps last a lot longer and don’t usually come with a lot of plastic packaging, which makes it a cheaper and more eco-friendly option.

But not all soaps are created equal, are they? Some have a lot of nasty chemicals that hurt our skin wich happens to be our largest organ and I have one motto to live by: if you wouldn’t eat it, why would you put it on your skin?

This is one of the reasons I love the soaps from Saponina, a small portuguese project. Their soaps are handmade from high quality ingredients like cold pressed olive oil, plantbased butters, essential oils, herbs and flowers. Plus, there are several vegan options.

I’ve been using the lovely soap you can see in this picture and I really like it. The best part is I can hold this soap and just feel the love, attention and care that was put in its’ creation. How wonderful is it when we feel that? It’s not often, is it?

This soap has a delighful but soft scent of lemongrass and red globe amaranth that make for a very relaxing moment in the shower and it leaves my skin feeling calm and smooth without being greasy.
This pretty little thing came with a few very cute scented disks that I’ve placed in my drawers and now my underwear is smelling like spring. Delicious ;)

20150325-223120.jpg

3 ~ Crystals and gemstones.
I’ve always felt a certain atraction for some crystals and gemstones but I used to think it was merely because they are so aesthetically pleasing.

But now that I’ve been learning about the energy of these stones and the magnetic fields they create, I get stunned when I realize how much sense my choices actually made. I thought it was just a superficial decision but it was being guided by a much bigger inteligence that I could never had imagined before.

Now, whenever I don’t have any information about a certain type of stone, I just let myself choose whichever I feel more attracted to or, as I usually put it, whichever “speaks to me”.

One of my favorite crystals is Amethyst. I’ve had that ring for so many years that I don’t even recall not having it. Amethyst is perfect for meditation and strenghtening our connection to the spiritual world because it can calm down the mind and help us to relax. It’s commonly used for energetic protection, to balance emotional states and it has many healing properties ~ apparently it can improve the quality of our sleep, it can detox the body from harmful substances such as aerosols, improves blood circulation and it’s of great help for those fighting addiction, amongst many other things. This crystal tends to be used to work with the energy from chakras 6 and 7 but some people also like using it for chakra 4.

20150325-173715.jpg

4 ~ Pinatas!
Do you remember the movie Fight Club? Come on, of course you remember! Brad Pitt… Shirtless… Fighting… Ring a bell? ;)
Well I think there should be a Pinata club just like that! Every once in a while we would all get together and smash a good pinata! I’m convinced the world would be a much better place, way more loving and peaceful.

You see, do you know that stress that gets under your skin and nothing seems to get rid of it? Not meditation, not yoga, not surfing or whatever it is that you do to relax. Nothing! That kind of stress? A pinata would work! Right? See what I mean? But we need to change the rules of the club: first rule of pinata club is to always talk about pinata club!

For our first little get together I’m picturing myself smashing a giant piece of fruit but the only limit is your imagination. One of my former classmates from Macau is making the world a better place, one pinata at a time and now you can see her amazing work right here.

20150325-224943.jpg
(Pinata photos by Pinata Colada)

5 ~ This song.
A few years ago I went through a really tough and complicated problem that lasted a little (little?!) over one year and every single time I focused on manifesting my desired outcome for that issue, this song would pop up, regardless of where I was. Every single time! Every single time I could manifest it and feel in my entire body the pure joy and relief as if I had already received the good news, this song started playing. It became a sign that reassured me that everything was going to be fine and that the outcome I envisioned would become reality. And I’ve loved it ever since! This song, to me, is a reminder that freaking magic is real! That the universe not only is listening to me but actually has my back. Thank you, thank you, thank you!

20150325-224249.jpg

6 thoughts on “5 things I Love! ~ 5 coisas que Adoro!

  1. Adorei este post minha querida! um grande beijinho, para a semana estou de regresso para metermos a conversa em dia***bjos

  2. As pinatas da Helena são de facto qualquer coisa :-) Encomendei uma para os anos do meu marido o ano passado e não me arrependi!

  3. adorei o post! :) As piñatas são deliciosas! :D

    Andei a cuscar o teu blog todo… nunca escreveste acerca do que te trouxe até ao veganismo, ou até ao crudivorismo… (ou pelo menos não encontrei).
    Eu percebi com o meu mês de experiencia em RT4 o que já suspeitava quando me tornei vegana… que o crudivorismo era o meu caminho. Mas confesso que adoro comida quente e te-me sido bastante dificil quebrar com hábitos antigos. Sei que o que como as vezes me faz mal fisicamente e psicologicamente mas mesmo assim continuo. (Uma luta!)

    Gosto de ler testemunhos, ajuda-me a pensar e a acreditar que um dia lá chegarei! :)

    Beijinhos*

    • Olá, obrigada pelo comentário. Percebo o que tu dizes, apesar de achar que cada pessoa deve ter um processo próprio e seguir a sua intuição e não os outros. Mas compreendo perfeitamente o que dizes. Eu por acaso até já escrevi um post sobre a minha “história” mas não a publiquei. Foi uma daquelas coisas em que acordei a meio da noite e comecei a escrever e escrever e por muito que tentasse os dedos não conseguiam acompanhar o jorrar de palavras que desciam até mim. Mas não publiquei. Acho que é demasiado íntimo e cru (lá está! Hahahahaha!) e não sei se estou preparada para partilhar isso. Talvez um dia ;) muitos beijinhos

Leave a Reply

