The extra in the ordinary

By Catarina Guimarães

19 receitas veganas tradicionais para quem está em transição

Leave a comment

Hoje escrevo só em português porque o post é exactamente para portugueses que estejam em fase de transição, dando os primeiros passos numa alimentação vegana.

Na outra semana um rapazinho bem novinho (cerca de 11 anos) que mora no meu prédio foi pedir á minha mãe receitas veganas. Contou que aprendeu com uma professora na escola que comer animais faz mal á saúde e ao ambiente. E o pequenito decidiu deixar de comer animais! Primeiro tenho que dar os parabéns a esta e a todas as professoras que inspiram e incentivam os alunos. Isto só me mostra como a nossa atitude, a nossa voz e a nossa dedicação têm o poder de mudar o mundo, por muito que nos sintamos pequenos ou isolados!

Bem-haja, professora!

Depois, claro que fui à procura de receitas para inspirar o menino e a sua mãe (apesar de ele estar determinado em cozinhar sozinho, caso a mãe não esteja com muita vontade de colaborar). Pensei que o ideal seriam receitas que fossem tradicionais, com ingredientes, texturas e sabores familiares. Sendo assim, fiz uma pesquisa online e foquei-me mais em pratos principais tipicamente portugueses ou bastante populares no nosso país.

Lembrei-me que, tal  como este menino, poderá haver mais pessoas nesta situação de transição e achei por bem partilhar aqui as receitas que lhe enviei. Quem me conhece sabe que não é o tipo de receitas que eu faço para mim, mas são uma óptima opção para muita gente cuja intenção seja, única e exclusivamente, a de deixar de comer animais.

Deixo só um pequeno reparo – o azeite não deve ser usado para cozinhar porque tem um ponto de fervura baixo e, quando se ultrapassa esse ponto, ou seja, quando o azeite começa a fazer bolhinhas ou a evaporar, torna-se cancerígeno. O óleo que aguenta melhor as altas temperaturas é o óleo de côco, por isso é o único óleo saudável para cozinhar.

Pronto, já disse o que achava mesmo essencial, por isso deixo-vos a lista das receitinhas que encontrei. Inspirem-se!

IMG_0042(foto de Compassionate Cuisine)

Pratos principais

IMG_0043         (foto de Made by choices)

Sobremesas 

Pequeno almoço / lanches

IMG_0045.JPG(foto de Just Natural Please)

Leave a Reply

