Catarina Guimarães Modern Mystic

Mas afinal o que é o Reiki? ~ But what is Reiki?

2 Comments

(PLEASE SCROLL DOWN FOR ENGLISH VERSION)

IMG_2126Reiki era uma daquelas coisas que não me fazia muito sentido. Já tinha ouvido falar mas não ligava nenhuma, assim como a tudo o que tinha a ver com “energias”. Era uma ideia bastante abstracta na minha cabeça e eu preciso de compreender as coisas de uma maneira sensorial e não apenas intelectual. Cresci com uma visão bastante materialista da vida, onde não havia espaço para o que não se consegue ver com os próprios olhos.

Até que há uns anos atrás comecei a praticar meditação e comecei a aperceber-me de grandes flutuações do meu estado emocional e físico para as quais nunca encontrava explicação. Sempre fui super sensível e uma verdadeira “esponja” energética mas não tinha consciência disso e, na verdade, quando era mais nova nem era capaz de me aperceber dessas tais flutuações. A meditação ajudou-me a ganhar consciência da minha energia, das minhas tendências habituais, de como isso se manifesta em todos os campos da minha vida e, talvez o mais importante para mim, consegui aprender como o mundo exterior tem um grande impacto no meu bem estar. Quando comecei a distinguir a energia que é verdadeiramente minha da energia que não é minha mas que me influencia bastante, tudo mudou.

Este caminho levou-me a uma prática intensa de meditação que me permitiu ligar-me verdadeiramente ao meu corpo e comecei a sentir o fluxo dos chakras (portais de energia) dentro de mim.

A partir daí, tudo o que lia e aprendia sobre energia e chakras ganhou finalmente sentido pleno. Já não era só uma ideia intelectual, mas sim algo que eu sentia e experienciava por dentro, conseguindo também comprovar o impacto que o estado da minha energia tinha na minha vida, a todos níveis. Desde as minhas relações, a minha situação financeira, os meus medos, padrões emocionais, etc. Tudo tinha uma explicação a nível energético e isso permitiu-me olhar para os meus problemas de um modo mais construtivo e empoderado. Dei os primeiros passos para trabalhar activamente a minha energia e comecei a ver como isso se espelhava em mudanças na minha vida.
Pouco tempo depois resolvi fazer o curso de nível 1 de Reiki por considerar que seria uma óptima ferramenta para trabalhar a minha energia de uma maneira mais eficiente e autónoma. É uma terapia que se adaptou perfeitamente ao meu estilo de vida e que me tem ajudado imenso a trabalhar tudo aquilo que eu preciso trabalhar para ser mais saudável e mais feliz, tanto a nível físico, emocional, mental e espiritual.

Mas acabei por ir praticando com outras pessoas, pois quanto mais praticava mais a intuição crescia e mais aprendia nível técnico. Participei em vários programas de voluntariado ao longo do nível 2 e do nível 3 de Reiki onde tive o privilégio de tratar muitas pessoas com histórias de vida inspiradoras e onde me senti deveras útil.

Pretty woman enjoying a reiki technique at the health spa

Mas afinal o que é o Reiki?

Reiki significa Energia Universal e é o nome de uma terapia complementar e integrativa que se realiza através de um toque suave ou a uma curta distância do corpo do paciente, seguindo um rigoroso código de ética. Esta terapia foi criada e desenvolvida pelo japonês Mikao Usui em 1922.
Nos tratamentos é transmitida Energia Universal para as zonas mais necessitadas da pessoa, limpando e desbloqueando também o seu campo energético. É um método com um conjunto de 21 técnicas, que permitem revitalizar, equilibrar e auxiliar a pessoa no seu processo de cura.

No Reiki abordamos os problemas ou desarmonias da pessoa a um nível energético, com a intenção de tratar a raiz do problema e não apenas os seus sintomas. Esta terapia é benéfica para questões a nível mental, emocional, físico e espiritual.

Os benefícios variam consoante as condições de cada um e das questões a tratar. E podem manifestar-se de várias maneiras, como por exemplo:

Aumento da vitalidade física.

• Relaxamento da mente e do corpo

• 
Reduzindo o stress, ansiedade, a fadiga e o cansaço em geral

• Diminuindo estados depressivos, estimulando a alegria pela a vida

• Estimulando o sistema imunológico, aumentando a capacidade de reposta do sistema imunitário e reduzindo os níveis de inflamação

• Regularizando o sono

• Auxiliando os tratamentos químicos, potencializando o efeito benéfico dos fármacos e reduzindo os seus efeitos secundários, nomeadamente da quimioterapia

• Acelerando a recuperação pós operatória 


• Equilibrando o lado emocional e o lado mental. Proporcionando assim maior calma interior, ajudando a trazer clareza sobre os problemas da vida da pessoa

Não é necessário ter qualquer crença espiritual para beneficiar de tratamentos de Reiki. Basta apenas ter vontade e disponibilidade. 
É apropriado para qualquer idade ou fase de vida, sendo especialmente útil nas fases mais desafiantes.

Durante cada sessão faço também uma leitura energética pormenorizada (cada chakra e a nível geral) e no final dou sempre feedback sobre o que surgiu durante a sessão,  dando ainda algumas sugestões simples e práticas para que cada pessoa possa ir trabalhando e harmonizando a sua energia no dia a dia.

Enquanto terapeuta de Reiki sinto que parte da minha missão é também ajudar o paciente a recuperar o seu poder pessoal, incentivando-o a desenvolver as suas capacidades para criar uma vida feliz e saudável.

Para nos ajudar nesse trabalho interior, temos também como ferramenta base os 5 princípios do Reiki:

“Só por hoje

Sou calmo

Confio

Sou grato

Trabalho honestamente

Sou bondoso”

E tudo isto me trouxe até aqui…

Terminei a minha formação de Terapeuta e Mestre de Reiki e também de Mestre de Karuna no Cenif (Amadora) com o Mestre João Magalhães,  Presidente da Associação Portuguesa de Reiki.
E hoje tenho o prazer de anunciar que a partir de agora estou disponível para sessões de Reiki no centro de Lisboa.

As consultas são por marcação, havendo possibilidade de marcar durante a semana e também ao fim de semana.

São sessões de cerca de 1 hora.

(E também tenho vouchers para oferta)

Se é algo que puxa por ti, seja por curiosidade ou por necessidade de tratar algo específico, podes marcar por aqui ou:

catarinaguimaraes@sapo.pt ~ 936512049

Agradeço desde já a todos os que têm partilhado os posts do meu blog e por todo o carinho que tenho recebido através desta plataforma!

IMG_2128ENGLISH:

Reiki was one of those things that didn’t really make much sense to me. I had heard about it but I really wasn’t interested in it and the same happened with anything that had to do with “energies”. It was just a very abstract idea in my mind and I need to learn through sensory experiences instead of just intellectual information. I grew up with a very materialistic vision of life, and there was no place for anything that I couldn’t see with my own eyes.

But some years ago I started practicing meditation and I became aware of this huge fluctuations of my emotional and physical state for which I couldn’t find an explanation. I had always been super sensitive and a typical energetic “sponge” but I had absolutely zero awareness about it. Actually when I was younger I couldn’t even realise when I was going through all those fluctuations.

Meditation helped me gain awareness of my energy, my usual tendencies, and how it manifests in all fields of life. But the most important thing to me was to gain awareness about what is my actual energy and what is not my energy but still has a big power to influence me. Everything changed with that. This took me on a path of an intense practice of meditation which allowed me to really connect with my body and feel the flow of energy within, the actual chakras (energy portals).

From that moment on, everything I had ever read and learnt about energy actually made complete and perfect sense! It was no longer just a few ideas in my mind but I could actually feel it and experience it on my own. And I started to notice how the state of my energy impacted everything in my life. From my relationships, to my financial situation, my fears, my thought and emotional patterns, etc. Everything had an energetic explanation that i could feel and that allowed me to look at my issues from a constructive and empowering position. I started woking on my energy in an active way and I could see how those shifts were reflected in changes in my life.

Shortly after that I enrolled in a level 1 Reiki course because it felt like a good tool to work on my energy in a more efficient and independent way. This therapy blended beautifully with my life style and has helped me tremendously on healing everything I need to heal in order to be happier and healthier, from emotional, mental, physical or even spiritual stuff.
But I also ended up working on a lot of people because the more I did it the more my intuition evolved and the better I got with the technical aspect of the treatments. During my level 2 and 3 I was part of several volunteering programs where I felt so useful and had the opportunity to treat lots of people with such inspiring life stories.

Female Facial massage in spa.But what is Reiki?

Reiki means Universal Energy and it’s the name of a integrative and complementary therapy that is done by placing the hands on the body or a little bit distant from the body of the patient, always respecting a rigorous code of ethics. This therapy was created and developed by Mikao Usui in 1922 in Japan.
During the treatment the Universal Energy is directed to flow to the areas in need, clearing and unblocking the person’s own energy field. This method has 21 techniques that allow to revitalize and balance the person as well as help with the healing process.

With Reiki we approach any problem or disharmony from an energetic level with the intention to treat the root of the problem instead of just dealing with the symptoms. It’s very beneficial for all types of issues, from physical, emotional, mental or spiritual problems.

The benefits may vary according to the person’s condition and depending on the issues that need healing. But these are some of the most common manifestations of Reiki treatments:

• Increase of physical vitality

• Relaxation of mind and body

• 
Reducing stress, anxiety, fatigue and general tiredness

• Decreasing states of depression, stimulating the joy for life

• Stimulating the immune system, increasing the body’s ability to respond and decreasing the levels of inflammation

• Harmonizing sleep patterns

• Helping chemical treatments, boosting the beneficial effects of drugs and reducing the side effects, such as in the case of chemotherapy

• Speeding post surgery recovery


• Balancing the mental with the emotional side. Providing a greater sense of inner peace, which brings more clarity to life issues

It’s not necessary to have any spiritual beliefs to benefit from Reiki treatments. All you need is your will and time. It’s appropriate to all ages and stages of life, but particularly useful at the most challenging stages.

During the session I also read the patient’s energy field (each chakra specifically) and I always give feedback on that at the end. I also share any advice or suggestions that come up during the reading so that each person can keep on working in their own energy after our appointment.

As a Reiki therapist I feel that part of my mission is also to guide the patient in recovering his/her personal power, encouraging him/her to develop the abilities to create a healthy and happy life. To aid us with that inner work we have the 5 Reiki principles, which are a wonderful tool:

“Just for today

I will not be angry

I will not worry

i will be grateful

I will work honestly

I will be kind”

And all this has brought me to this moment…

I’ve completed my Reiki Therapist and Master training and I’m now also a Karuna Master. All of my training was done at Cenif (Amadora) with João Magalhães, Reiki and Karuna Master and President of the Portuguese Reiki Association. 

And now I have the pleasure to announce that I’m available for Reiki sessions in the heart of Lisbon.

Each session is about 60 minutes. Appointments can be scheduled for weekdays and also the weekend. I also have gift vouchers, if you want to offer a session to someone else.

If this is something that resonates with you, if you’re curious or if you want to work on healing something specific, you can book a session with me.

Just leave me a message here or contact me: catarinaguimaraes@sapo.pt ~ 936512049

Thank you so much to everyone that has shared my posts and for sending me so much love through this platform!

IMG_2126

2 thoughts on “Mas afinal o que é o Reiki? ~ But what is Reiki?

  1. Estou muito Grata pela sessão de reiki que fiz com a Catarina. Senti-me muito bem e serena e fez-me todo o sentido. Senti toda a energia a fluir muito bem e um sentimento de paz e serenidade imenso. Agradeço muito à Catarina, pois todas as suas palavras e as suas informações estão totalmente de acordo com a minha situação actual e do que efectivamente estou a trabalhar e a sentir nesta fase da minha vida. Um grande beijinho e muita luz para todos com muito amor e gratidão!

Leave a comment